A posição que a literatura ocupa na vida de uma criança não é ser um fim em si mesma, o único meio ou substituto de outras bases essenciais. Mas é ser mais um recurso importante aliado a vários outros.
O objetivo da leitura não é criar uma separação com os outros meios, como se fosse uma chave liga e desliga, separando, por exemplo, o momento da leitura e, ao finalizar, o momento de voltar para a realidade. O objetivo é justamente o contrário, concerne numa conexão com as outras partes da realidade de forma harmônica e complementar. Quando uma história acaba, muitas vezes a experiência continua. A leitura pode servir como um passo inicial ou uma porta que direciona para outros caminhos.
Um livro e um vídeo não são opostos, são dois recursos diferentes que se complementam. Não é preciso escolher entre um ou outro; basta saber usar cada um quando necessário.
Nem tudo na literatura infantil precisa ser educativo ou conter uma moral da história; às vezes, o que a criança precisa naquele momento é apenas entretenimento.
Se a história desperta o infante para algo prático, de modo que interrompa a leitura para verificar na vida real o que acabou de ler, não é bom forçá-lo de forma arbitrária a voltar ao livro e finalizar a leitura. Esse é o papel da literatura: desenvolver vida prática, e não prendê-lo em uma bolha intelectual.
Um livro não resolve problemas sozinho; nada substitui a disciplina, firmeza e carinho dos pais na educação de seus filhos. O acompanhamento e estímulo dos pais são essenciais para iniciar e manter os pequenos na prática da leitura.
Assim como há uma variedade de recursos diferentes, também existe uma diversidade de opções dentro do próprio universo literário. Cada criança é única, assim como cada autor e cada editora são únicos. As obras da Editora Laranjeira não visam concorrer com as obras de outrem; na verdade, admiramos o trabalho alheio e cremos que a nossa produção complementa as muitas alternativas disponíveis no mercado.
Sendo assim, levando em consideração que cada criança tem sua individualidade, poderá encontrar livros de acordo com suas preferências pessoais.
Podemos resumir que a literatura é um auxílio para o crescimento. Isto posto, ao ser utilizada com sabedoria e complementada com outros recursos, torna-se uma forte aliada no desenvolvimento infantil.
Acompanhe nossas mídias:
— Daniel Bitencourt, fundador.
07/03/2024