Literatura para crianças pode parecer algo simples. De fato, para o consumidor final, resulta em um texto simples e de fácil entendimento. Porém, o processo de produção é trabalhoso e árduo.

Uma palavra mal colocada ou uma expressão inapropriada, podem atrapalhar o imaginário ou resultar em uma experiência negativa. Até fatores externos ao texto fazem toda a diferença. No caso de histórias em que os pais leem para seus filhos, a forma como essas narrativas são contadas é um fator determinante para a apreciação infantil. Pois mesmo um livro perfeito pode resultar em uma experiência ruim quando não é lido com a entonação apropriada.

Pensando nisso, a Editora Laranjeira trabalha as histórias não apenas para que a criança leia sozinha. A pontuação do texto, tamanho e separação dos parágrafos, pausas e demais características, são pensadas também para facilitar a prática familiar de ler as histórias em voz alta.

Saudável significa, basicamente, "seguir a natureza". Como assim? Explico. Para seguir a natureza é necessário respeito e observação.

Respeito: porque não se pode mudar a natureza, nós apenas a aceitamos e não tentamos modificá-la. A criança e seu universo lúdico são fascinantes, não há motivos para tentar "melhorar" o que já é perfeito. É necessário apenas respeitar a natureza infantil, ou seja, apenas entramos na brincadeira da criança e a deixamos ser o que é.

No caso dos livros que são uma brincadeira premeditada, a proposta não é controlar minuciosamente o que a criança deve pensar ou fazer, muito pelo contrário, o objetivo é estimular o imaginário e a criatividade. As histórias fornecem os recursos básicos para que a criança imagine o que quiser. É como dar um brinquedo: você escolhe o brinquedo, mas ela brinca da forma que acha melhor, livremente.

Observação: para saber o que é próprio e impróprio à natureza infantil. Crianças de idades iguais podem possuir maturidades diferentes, por isso é preciso analisar o contexto individual para não se confundir na hora de decidir o que ela irá consumir. Gosto pessoal, personalidade e aptidões da criança devem ser considerados no processo de escolha.

Ao longo do desenvolvimento, não desejamos que uma criança regrida ou fique estagnada, mas que ela cresça. Para isso, é preciso ter contato com algo mais elevado que ela, ou seja, um livro precisa conter desafios, palavras novas e questões desconhecidas. Em resumo: simples, mas não a ponto de causar regressão; elevado, mas não ao ponto de ser inalcançável.

A história "O Tempo Certo", da coleção Virtudes e Valores, por exemplo, apresenta como tema central a paciência. Esta narrativa representa bem o conceito de "seguir a natureza". A história se dá na ocasião em que algumas crianças queriam comer laranjas, mas a árvore levaria certo tempo para produzir as frutas, então os pequenos tiveram de aprender a esperar e respeitar o tempo da árvore produzir. Assim, respeitando a natureza, puderam comer laranjas maduras e saudáveis no tempo certo.

Portanto, o trabalho da Editora Laranjeira é dedicado ao equilíbrio. Em conteúdo simples: para que seja claro e compreensível; e em conteúdo elevado: para que a criança se esforce e evolua por si mesma.

Acompanhe nossas mídias:

@editoralaranjeira

Facebook

— Daniel Bitencourt, fundador.
25/09/2023